Quais os sintomas da hipertensão arterial pulmonar e como é o diagnóstico?

Clínica CDRA • 16 de abril de 2021
A hipertensão arterial pulmonar é considerada uma doença rara que interfere em outras questões da saúde de quem é diagnosticado. Por exemplo, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, 59% dos pacientes se sentem deprimidos.

Trata-se de uma doença que aumenta a pressão arterial nos pulmões, dificultando a passagem do sangue e aumentando a resistência do sistema vascular pulmonar, o que sobrecarrega o coração. Embora qualquer pessoa possa desenvolver a patologia, é mais frequente em mulheres entre 20 e 40 anos. Além disso, 10% dos casos são hereditários.

Continue lendo para entender quais os sinais que indicam o desenvolvimento da hipertensão arterial pulmonar e saiba como é feito o diagnóstico!

Quais são os sintomas da hipertensão arterial pulmonar?

Apesar de os sinais da hipertensão arterial pulmonar só serem percebidos em um estágio mais avançado, o principal sintoma é a dificuldade de respirar. Com isso, o paciente queixa-se de um cansaço, que piora posteriormente em caráter progressivo. Além disso, quando o paciente começa a sentir alterações, pode apresentar:



  • fadiga;
  • dores no peito;
  • vertigem;
  • pele azulada;
  • desmaios;
  • veias do pescoço distendidas;
  • inchaço nos tornozelos e/ou pés;
  • abdômen dilatado;
  • tontura ao fazer esforço físico.


Com o avanço da doença, a pessoa pode se cansar ao fazer pequenas tarefas, como andar por uma curta distância, subir degraus e até mesmo em funções diárias simples, como tomar banho.

Como é feito o diagnóstico?

O termo “hipertensão pulmonar” abarca 5 grupos que a classificam como:  hipertensão arterial pulmonar, hipertensão pulmonar por problema cardíaco esquerdo, hipertensão pulmonar devido a doenças pulmonares e/ou hipóxia, hipertensão pulmonar tromboembólica Crônica e hipertensão pulmonar por vários fatores.



No entanto, a doença também pode ter causas desconhecidas e, por isso, resultar em um diagnóstico conciso não é fácil. Em alguns casos, pode-se chegar a ele quando o paciente apresenta falta de ar e/ou cansaço sem motivos aparentes. Inclusive, ela pode ser confundida com doenças cardíacas e outras doenças respiratórias.


O fato é que, embora difícil de ser diagnosticada, principalmente no início, há alguns exames necessários que ajudam a chegar ao diagnóstico da  hipertensão arterial pulmonar, como:


  • teste de função pulmonar;
  • tomografia;
  • ecocardiograma;
  • análise de perfusão-ventilação;
  • exames de sangue.


Vale ressaltar que muitos desses exames servem para afastar outras doenças que podem se apresentar com sintomas semelhantes aos da hipertensão arterial pulmonar. 


O ecocardiograma é o exame de escolha para triagem de pacientes com suspeita de hipertensão pulmonar, uma vez que este exame permite estimar a pressão da artéria pulmonar. 


Para o diagnóstico definitivo, é necessária a realização de cateterismo para medida direta das pressões da artéria pulmonar. Por isso, é muito importante a experiência do especialista para aprofundar ainda mais a investigação.

O que fazer depois do diagnóstico?

Por fim, agora que você entendeu quais são os sintomas, é fundamental também saber que a hipertensão arterial pulmonar tem tratamento. É muito importante consultar um médico sempre que notar o aparecimento de qualquer um dos sintomas, pois, quanto antes for diagnosticada, mais eficaz pode ser o tratamento de um paciente com hipertensão pulmonar.



O artigo foi útil para você? Então acesse a nossa central educativa para mais conteúdos como esse!


Para que serve a broncoscopia
Por CDRA 20 de outubro de 2025
Entenda o que é a broncoscopia, como o exame é feito, quando é indicada e por que é essencial para diagnosticar doenças respiratórias com precisão e segurança.
Doença Pulmonar Intersticial Associada à Artrite Reumatoide
Por CDRA 14 de outubro de 2025
Cerca de 10% a 30% das pessoas com artrite reumatoide podem desenvolver algum problema pulmonar, mas apenas 5% a 10% desses casos terão significância clínica.
Sarcoidose
Por CDRA 7 de outubro de 2025
Sabia que existe uma doença que imita a Tuberculose, mas é completamente diferente? Conheça nesse artigo a Sarcoidose e entenda tudo sobre ela.
Asma
Por CDRA 18 de agosto de 2025
Dicas, diagnóstico e tratamento da asma: Controle da inflamação, uso correto de medicações e prevenção de crises, mesmo em clima frio.
Agosto branco
Por CDRA 11 de agosto de 2025
Câncer de pulmão pode ser prevenido. Leia sobre rastreamento, TCBD e sinais de alerta neste guia do Agosto Branco.
vacinação contra pneumococo
Por CDRA 21 de julho de 2025
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves. Entre as vacinas mais importantes, está a vacina contra o pneumococo.
cicatrização fibrose pulmonar
Por CDRA 7 de julho de 2025
A fibrose pulmonar progressiva é uma condição em que o pulmão desenvolve cicatrizes que vão se agravando com o tempo. Essa “rigidez” pulmonar dificulta a respiração.
dia mundial bronquiectasia
Por CDRA 1 de julho de 2025
A bronquiectasia é uma doença pulmonar crônica que pode ter um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas.
Fibrose Pulmonar
Por CDRA 30 de junho de 2025
Com o avanço da tecnologia o diagnóstico de fibrose pulmonar tem sido mais simples, exames como a tomografia de tórax se tornaram mais comuns e precisos…
O impacto do inverno nas infecções respiratórias
Por CDRA 20 de maio de 2025
Entenda como o inverno favorece o aumento das infecções respiratórias e conheça estratégias de prevenção para proteger os grupos mais vulneráveis durante essa estação.
Mais Artigos