O que é Linfangioleiomiomatose (LAM)
A Linfangioleiomiomatose (LAM) é uma doença rara de causa desconhecida, que acomete principalmente mulheres em idade fértil. É uma doença progressiva, que evolui com a piora da capacidade pulmonar. Tem como característica a presença de células multicelulares atípicas nos pulmões e é reconhecida como uma neoplasia de baixo grau.
Sintomas da Linfangioleiomiomatose (LAM)
Os sintomas da doença são comuns,e por esse motivo encontra-se dificuldade em um diagnóstico correto. Entre os principais sintomas estão: Falta de ar e tosse seca, podendo piorar durante a gravidez.
Diagnóstico da Linfangioleiomiomatose (LAM)
Para o diagnóstico efetivo da LAM, é necessário a biópsia pulmonar, mas uma tomografia de tórax pode mostrar as características clássicas da doença.
Dúvidas Frequentes
-
Existe prevenção para essa doença?
Sim, evitar tabagismo, contato com mofo, pássaros, travesseiros de penas ou plumas e substâncias tóxicas (especialmente industriais). Nas muitas vezes que a causa não é identificada, não existe prevenção.
-
Por que a LAM pode piorar na gravidez?
A doença está muito relacionada aos hormônios femininos, por isso que variações hormonais, como acontece na gravidez, podem piorar a doença.
-
Existe tratamento para LAM?
Sim, existem vários tratamentos não medicamentosos (como reabilitação pulmonar) e algumas medicações estão em estudo para tentar retardar a doença.