O que é embolia pulmonar?
O que é embolia pulmonar?
A embolia pulmonar, também chamada de tromboembolismo pulmonar, é uma doença com potencialidade fatal. Ela ocorre em decorrência de um bloqueio em uma ou mais artérias dos pulmões. Essa obstrução pode ser causada por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.
O mais comum, no entanto, é que seja causado por coágulo sanguíneo, que normalmente parte das veias profundas das pernas ou da pélvis. Nesse caso, a formação se dá nessas partes do corpo e o coágulo é liberado na circulação sanguínea.
A gravidade do quadro está ligada ao tamanho dessa obstrução e da condição clínica do paciente que desenvolve esse evento. Uma vez que um trombo é formado, o risco de novos trombos serem formados é muito alto. Desta forma, é essencial a identificação precoce e início imediato de tratamento para evitar que a formação de trombos continue e o paciente entre em risco de colapso do sistema vascular pulmonar. Por isso, a importância de entender o que é embolia pulmonar para consultar um médico
o mais rápido possível.
Quais são os sintomas?
Quando a enfermidade está em um estágio menos avançado, com coágulos pequenos ou até mesmo com os que se desfazem rapidamente, pode ser que o paciente não tenha nenhum sintoma ou apresente sinais leves, quase imperceptíveis.
No entanto, em quadros mais avançados, com coágulos maiores ou mais de uma artéria envolvida, alguns sintomas podem surgir, como:
- Dores no tórax (inicialmente aos poucos e depois com mais intensidade), que geralmente pioram com inspiração profunda;
- Falta de ar;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Ansiedade;
- Pele pálida;
Atenção aos sinais de
Cianose (pele e unhas azuladas), tosse seca, febre e dor aguda no peito, pois podem apresentar um quadro mais grave, com mais de uma artéria obstruída ou infarto pulmonar.
Tratamento para embolia pulmonar
Felizmente, há tratamento! Então, não basta saber o que é embolia pulmonar, é preciso recorrer à ajuda médica. O grau de avanço da doença vai ser determinante para o processo de cura mais eficaz.
O tratamento correto vai depender muito do nível de gravidade da doença. No entanto, há opções com acompanhamento médico e uso de remédios anticoagulantes, assim como a própria cirurgia para a retirada do coágulo, considerada apenas em casos mais graves.
Nos últimos anos, tivemos grandes avanços no tratamento da embolia pulmonar com surgimento de novos anticoagulantes com excelente perfil de segurança e eficácia.
Por isso, agora que você sabe o que é embolia pulmonar, gostaríamos de ressaltar a importância de procurar ajuda especializada na área para um diagnóstico adequado e a realização de exames laboratoriais.
O intuito é que um tratamento correto seja receitado. Para isso, o histórico clínico do paciente é levantado e analisado, inclusive, para investigar as causas, que podem ser por vários fatores.
Agora que você entende o que é a embolia pulmonar
fique atento aos sintomas! E para mais informações sobre doenças respiratórias, acesse a nossa
Central Educativa!