O que é Asma
Trata-se de uma doença pulmonar crônica na qual as paredes internas das vias aéreas, conhecidas como brônquios, ficam inflamadas. Essa inflamação torna os brônquios extremamente sensíveis e irritados, aumenta a quantidade de secreção pulmonar, fazendo com que os pequenos músculos ao redor das vias aéreas se contraiam, dificultando a entrada e mas principalmente a saída de ar dos pulmões.
Causas da Asma
A Asma é causada pela combinação de alguns fatores genéticos e ambientais, sendo os principais:
- Tendência hereditária para desenvolvimento de alergias
- Contato com irritantes inalatórios, podendo ser relacionados ao trabalho ou a atividades do dia a dia
Sintomas da Asma
Os sinais e sintomas de asma mais comuns incluem:
- Falta de ar
- Tosse seca ou com secreção
- Chiado no peito
- Aperto no peito
Tratamentos da Asma
Por se tratar de uma doença crônica e sem cura, o objetivo do tratamento é manter a função pulmonar estável para que o paciente leve uma vida normal, podendo realizar tarefas diárias e exercícios físicos sem limitações.
O tratamento é feito através de medicações inalatórias que variam de acordo com o tipo e gravidade da asma. Muito importante ressaltar que nos últimos anos muitas pesquisas mudaram nossa compreensão sobre a Asma, e diferentes tratamentos foram recentemente desenvolvidos para o controle da doença.
Diagnóstico da Asma
Para um diagnóstico preciso da doença, o médico poderá solicitar:
- Radiografia de tórax e seios da face
- Exames de sangue
- Prova de função pulmonar (prova do sopro)
- Tomografia computadorizada de tórax
Dúvidas Frequentes
-
Bronquite e Asma são a mesma doença?
Muito frequentemente médicos e pacientes usam Asma e Bronquite como sinônimos, porque os sintomas das duas doenças são parecidos, assim como alguns de seus tratamentos . Além disso, houve uma época em que se acreditava que a Asma era uma doença exclusiva dos grandes brônquios, tal como a Bronquite Crônica, enquanto hoje já se sabe que acomete também as pequenas vias aéreas (os bronquíolos).
-
Os medicamentos inalatórios "bombinhas" atacam o coração?
Existem diferentes tipos de medicações inalatórias, todas elas muito seguras mas poucas delas agem no corpo aumentando o batimento cardíaco. Em algumas pessoas isso pode causar sintomas ou interferir no tratamento cardiológico. É muito importante a supervisão médica para o uso dessas medicações.
-
Os corticóides que uso pela inalação fazem os mesmos efeitos ruins quando usados em comprimido?
O uso de corticóide é o tratamento principal para os pacientes com Asma, pois tratam-se de anti-inflamatórios muito eficientes. De fato, seu uso por via inalatória reduz em muito os efeitos negativos no organismo, em comparação com o uso do comprimido ou por via venosa. Isso porque pela via inalatória os efeitos da medicação serão essencialmente nos pulmões, com muito pequena quantidade de corticóide absorvida para a corrente sanguínea. Foi o advento do uso inalatório que permitiu um controle muito melhor da doença, sem causar os efeitos adversos do uso prolongado desses comprimidos.