Pneumonia de Hipersensibilidade: Uma Visão Geral

CDRA • 26 de novembro de 2024

A pneumonia de hipersensibilidade (PH) é uma condição pulmonar inflamatória causada pela inalação de antígenos orgânicos, que podem incluir proteínas animais, fungos, bactérias e substâncias químicas. Essa doença é caracterizada por uma resposta imunológica exagerada a esses antígenos, levando a sintomas respiratórios e, em casos mais graves, a danos pulmonares significativos.


Causas e Fatores de Risco


Os principais agentes causadores da PH incluem:


- Agentes Microbianos: Bactérias e fungos 

- Proteínas Animais: Exposição a penas, fezes de aves e outros produtos de origem animal.

- Substâncias Químicas: Exposição a isocianatos e outros compostos químicos utilizados em indústrias.


O tabagismo parece ter um efeito protetor contra o desenvolvimento da PH, com menos de 5% dos pacientes diagnosticados sendo fumantes ativos. No entanto, a doença pode ter um curso clínico mais insidioso em fumantes, com pior prognóstico.


Sintomas e Diagnóstico


Os sintomas da PH fibrótica normalmente são tosse e dispneia, mas febre e mal-estar, geralmente ocorrendo algumas horas após a exposição ao antígeno, pode ocorrer em casos inflamatórios agudos. O diagnóstico é desafiador e envolve uma combinação de história clínica, exames de imagem (como tomografia computadorizada) e testes laboratoriais.


Os critérios diagnósticos incluem:


- História de exposição a antígenos conhecidos.

- Sintomas recorrentes com reexposição.

- Achados tomográficos sugestivos, como opacidades em vidro fosco e micronódulos centrolobulares.


Tratamento


O tratamento da PH é centrado na remoção da fonte de exposição ao antígeno. Em casos agudos, essa medida pode ser suficiente para a resolução dos sintomas. Para pacientes com quadros inflamatórios, o uso de corticosteroides pode ser indicado para controlar a inflamação e melhorar a função pulmonar. Nos quadros com fibrose progressiva, está indicada a terapia com antifibróticos


Prognóstico


O prognóstico da PH varia conforme a gravidade da doença e a rapidez com que a exposição ao antígeno é interrompida. Em geral, a retirada do agente causador leva a uma melhora significativa dos sintomas, especialmente em casos agudos. No entanto, a PH fibrótica pode resultar em comprometimento funcional a longo prazo.


Conclusão


A pneumonia de hipersensibilidade é uma condição que requer atenção cuidadosa e um diagnóstico preciso. A identificação e a remoção da fonte de exposição são fundamentais para o manejo eficaz da doença. Profissionais de saúde devem estar cientes dos sinais e sintomas, bem como das estratégias de diagnóstico e tratamento, para proporcionar o melhor cuidado aos pacientes afetados.


Responsável Técnico:

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

CRM 117803 | RQE 49066

Para que serve a broncoscopia
Por CDRA 20 de outubro de 2025
Entenda o que é a broncoscopia, como o exame é feito, quando é indicada e por que é essencial para diagnosticar doenças respiratórias com precisão e segurança.
Doença Pulmonar Intersticial Associada à Artrite Reumatoide
Por CDRA 14 de outubro de 2025
Cerca de 10% a 30% das pessoas com artrite reumatoide podem desenvolver algum problema pulmonar, mas apenas 5% a 10% desses casos terão significância clínica.
Sarcoidose
Por CDRA 7 de outubro de 2025
Sabia que existe uma doença que imita a Tuberculose, mas é completamente diferente? Conheça nesse artigo a Sarcoidose e entenda tudo sobre ela.
Asma
Por CDRA 18 de agosto de 2025
Dicas, diagnóstico e tratamento da asma: Controle da inflamação, uso correto de medicações e prevenção de crises, mesmo em clima frio.
Agosto branco
Por CDRA 11 de agosto de 2025
Câncer de pulmão pode ser prevenido. Leia sobre rastreamento, TCBD e sinais de alerta neste guia do Agosto Branco.
vacinação contra pneumococo
Por CDRA 21 de julho de 2025
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves. Entre as vacinas mais importantes, está a vacina contra o pneumococo.
cicatrização fibrose pulmonar
Por CDRA 7 de julho de 2025
A fibrose pulmonar progressiva é uma condição em que o pulmão desenvolve cicatrizes que vão se agravando com o tempo. Essa “rigidez” pulmonar dificulta a respiração.
dia mundial bronquiectasia
Por CDRA 1 de julho de 2025
A bronquiectasia é uma doença pulmonar crônica que pode ter um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas.
Fibrose Pulmonar
Por CDRA 30 de junho de 2025
Com o avanço da tecnologia o diagnóstico de fibrose pulmonar tem sido mais simples, exames como a tomografia de tórax se tornaram mais comuns e precisos…
O impacto do inverno nas infecções respiratórias
Por CDRA 20 de maio de 2025
Entenda como o inverno favorece o aumento das infecções respiratórias e conheça estratégias de prevenção para proteger os grupos mais vulneráveis durante essa estação.
Mais Artigos