Afinal, como funciona nosso sistema respiratório?
Todos sabemos como respiramos e onde o ar precisa entrar, mas a troca de gás carbônico por oxigênio pode parecer muito mais complexa do que podemos imaginar.
Para entender um pouco mais sobre a forma que nosso corpo funciona, continue a leitura deste artigo:
O sistema respiratório começa no nariz
O nariz não é apenas uma parte externa do nosso corpo, ele adentra o crânio até chegar na nossa garganta. É no nariz que
o ar começa a ser tratado para que seja bem aproveitado pelo nosso organismo, pois lá ele é filtrado, aquecido e umedecido, sendo uma importante barreira de entrada para alguns microorganismos que poderiam nos causar doenças.

Após passar pelo nariz, o ar adentra pela faringe e laringe (regiões que conhecemos como “garganta”, até atingir as cordas vocais, os órgãos responsáveis pela voz. Até este ponto (garganta), chamamos esses órgãos de vias aéras superiores.

Após a pelas
cordas vocais, ele é conduzido através para as vias aéreas inferiores, ou seja, a traqueia e os brônquios, que são tubos semi-rígidos que devem se manter abertos durante toda nossa vida para que a respiração aconteça eficazmente.

Quando os
brônquios
ficam muito pequenos, em geral com diâmetro menor que 2mm, perdem a sustentação da cartilagem e passam a ser chamados de bronquíolos. Esses pequenos canais se mantêm abertos graças à rede formada pelos alvéolos, os “saquinhos” onde há a troca de gás carbônico por oxigênio.


Os alvéolos são estruturas microscópicas, com uma parede extremamente fina, que permite a passagem do gás carbônico no sangue para o ar e a entrada de oxigênio no nosso sangue.
Para que essa troca aconteça de forma eficaz, precisamos que haja um acoplamento perfeito entre a quantidade de ar que respiramos e a passagem de sangue pelos pulmões.
Imagine que, se pegássemos toda a área de pulmão onde há essa troca de gases, e colocássemos sobre o chão, conseguiríamos cobrir uma quadra inteira de tênis!


Por fim, a oxigenação acontece da seguinte forma: as veias levam o sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio até a parte direita do coração (átrio direito e ventrículo direito), que envia esse sangue para ser oxigenado nos pulmões.
Depois que passa pelos pulmões, esse sangue oxigenado volta para o coração, entrando do lado esquerdo (átrio esquerdo e ventrículo esquerdo), enviado para nosso corpo, onde utilizamos esse oxigênio para uma adequada produção de energia.

E aí, gostou da nossa explicação de como funciona nosso corpo? Acesse a nossa central educativa para mais conteúdos como este!
Responsável Técnico:
Alexandre de Melo Kawassaki
Doutor em Pneumologia pela USP
CRM-SP: 117.803