Afinal, como funciona nosso sistema respiratório?

Clínica CDRA • 12 de janeiro de 2023

Todos sabemos como respiramos e onde o ar precisa entrar, mas a troca de gás carbônico por oxigênio pode parecer muito mais complexa do que podemos imaginar. 


Para entender um pouco mais sobre a forma que nosso corpo funciona, continue a leitura deste artigo:


O sistema respiratório começa no nariz


O nariz não é apenas uma parte externa do nosso corpo, ele adentra o crânio até chegar na nossa garganta. É no nariz que
o ar começa a ser tratado para que seja bem aproveitado pelo nosso organismo, pois lá ele é filtrado, aquecido e umedecido, sendo uma importante barreira de entrada para alguns microorganismos que poderiam nos causar doenças. 

Após passar pelo nariz, o ar adentra pela faringe e laringe (regiões que conhecemos como “garganta”, até atingir as cordas vocais, os órgãos responsáveis pela voz. Até este ponto (garganta), chamamos esses órgãos de vias aéras superiores.

Após a pelas cordas vocais, ele é conduzido através para as vias aéreas inferiores, ou seja, a traqueia e os brônquios, que são tubos semi-rígidos que devem se manter abertos durante toda nossa vida para que a respiração aconteça eficazmente.

Quando os brônquios ficam muito pequenos, em geral com diâmetro menor que 2mm, perdem a sustentação da cartilagem e passam a ser chamados de bronquíolos. Esses pequenos canais se mantêm abertos graças à rede formada pelos alvéolos, os “saquinhos” onde há a troca de gás carbônico por oxigênio.

Os alvéolos são estruturas microscópicas, com uma parede extremamente fina, que permite a passagem do gás carbônico no sangue para o ar e a entrada de oxigênio no nosso sangue. 


Para que essa troca aconteça de forma eficaz, precisamos que haja um acoplamento perfeito entre a quantidade de ar que respiramos e a passagem de sangue pelos pulmões. 


Imagine que, se pegássemos toda a área de pulmão onde há essa troca de gases, e colocássemos sobre o chão, conseguiríamos cobrir uma quadra inteira de tênis!

Por fim, a oxigenação acontece da seguinte forma: as veias levam o sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio até a parte direita do coração (átrio direito e ventrículo direito), que envia esse sangue para ser oxigenado nos pulmões. 


Depois que passa pelos pulmões, esse sangue oxigenado volta para o coração, entrando do lado esquerdo (átrio esquerdo e ventrículo esquerdo), enviado para nosso corpo, onde utilizamos esse oxigênio para uma adequada produção de energia.

E aí, gostou da nossa explicação de como funciona nosso corpo? Acesse a nossa central educativa para mais conteúdos como este!


Responsável Técnico:

Alexandre de Melo Kawassaki 

Doutor em Pneumologia pela USP

CRM-SP: 117.803

Para que serve a broncoscopia
Por CDRA 20 de outubro de 2025
Entenda o que é a broncoscopia, como o exame é feito, quando é indicada e por que é essencial para diagnosticar doenças respiratórias com precisão e segurança.
Doença Pulmonar Intersticial Associada à Artrite Reumatoide
Por CDRA 14 de outubro de 2025
Cerca de 10% a 30% das pessoas com artrite reumatoide podem desenvolver algum problema pulmonar, mas apenas 5% a 10% desses casos terão significância clínica.
Sarcoidose
Por CDRA 7 de outubro de 2025
Sabia que existe uma doença que imita a Tuberculose, mas é completamente diferente? Conheça nesse artigo a Sarcoidose e entenda tudo sobre ela.
Asma
Por CDRA 18 de agosto de 2025
Dicas, diagnóstico e tratamento da asma: Controle da inflamação, uso correto de medicações e prevenção de crises, mesmo em clima frio.
Agosto branco
Por CDRA 11 de agosto de 2025
Câncer de pulmão pode ser prevenido. Leia sobre rastreamento, TCBD e sinais de alerta neste guia do Agosto Branco.
vacinação contra pneumococo
Por CDRA 21 de julho de 2025
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves. Entre as vacinas mais importantes, está a vacina contra o pneumococo.
cicatrização fibrose pulmonar
Por CDRA 7 de julho de 2025
A fibrose pulmonar progressiva é uma condição em que o pulmão desenvolve cicatrizes que vão se agravando com o tempo. Essa “rigidez” pulmonar dificulta a respiração.
dia mundial bronquiectasia
Por CDRA 1 de julho de 2025
A bronquiectasia é uma doença pulmonar crônica que pode ter um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas.
Fibrose Pulmonar
Por CDRA 30 de junho de 2025
Com o avanço da tecnologia o diagnóstico de fibrose pulmonar tem sido mais simples, exames como a tomografia de tórax se tornaram mais comuns e precisos…
O impacto do inverno nas infecções respiratórias
Por CDRA 20 de maio de 2025
Entenda como o inverno favorece o aumento das infecções respiratórias e conheça estratégias de prevenção para proteger os grupos mais vulneráveis durante essa estação.
Mais Artigos