Entenda quando o transplante de pulmão é indicado para quadros de doença pulmonar avançada

Clínica CDRA • 23 de setembro de 2021

Ao contrário do que muitos acreditam, o transplante de pulmão é reservado para pessoas que experimentaram outros medicamentos ou tratamentos para suas doenças respiratórias, mas suas condições não melhoraram o suficiente.


Dependendo da condição clínica do paciente, o
transplante de pulmão pode envolver a substituição de um dos pulmões ou de ambos. Em algumas situações, os pulmões podem ser transplantados com o coração de um doador.


Embora o transplante de pulmão seja uma operação complexa e que pode envolver muitas complicações, trata-se de uma opção importante para pacientes com
doenças pulmonares avançadas com a possibilidade de resgatar sua saúde e qualidade de vida.


Ao se deparar com a decisão de fazer um transplante de pulmão, saiba o que esperar da cirurgia em si, dos riscos potenciais e dos cuidados de acompanhamento.


Quando ele está indicado?


Uma variedade de doenças e condições podem levar a danos irreversíveis pulmonares e impedir seu funcionamento eficaz. Algumas das causas mais comuns incluem:


  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), incluindo enfisema;
  • Fibrose pulmonar;
  • Hipertensão pulmonar;
  • Fibrose cística e bronquiectasias;
  • Fatores que podem afetar sua elegibilidade para um transplante de pulmão.


O transplante de pulmão
não é o tratamento mais indicado para qualquer doença pulmonar. Certos fatores podem indicar que o paciente não seja um bom candidato para o procedimento. Embora cada caso seja considerado individualmente por um centro organizacional, um transplante de pulmão pode não ser apropriado se o paciente:


  • Apresentar uma infecção ativa;
  • Tiver um histórico recente de câncer;
  • Tiver doenças graves, como doenças renais, hepáticas ou cardíacas;
  • Não desejar ou for incapaz de fazer mudanças no estilo de vida necessárias para manter o pulmão do doador saudável, como não ingerir bebida alcoólica ou não fumar;
  • Não tiver uma rede de apoio de família e amigos (cuidadores).


Resultados esperados


O transplante de pulmão pode melhorar substancialmente a qualidade de vida do paciente, assim como aumentar sua expectativa de vida. O primeiro ano após o transplante - quando as complicações cirúrgicas, rejeição e infecção representam as maiores ameaças - é o período mais crítico. 


Infelizmente, a expectativa de vida relacionada ao transplante de pulmão
ainda é menor quando comparado ao transplante de outros órgãos sólidos como coração, rim e fígado. 


Entretanto, é válido salientar que a indicação do transplante de pulmão ocorre, sobretudo, quando o paciente apresenta um quadro
respiratório irreversível e com grande risco de complicações graves, incluindo óbito, nos próximos dois anos. 


Neste cenário, o transplante de pulmão passa a ser
uma opção terapêutica eficaz e com grandes possibilidades de restaurar a funcionalidade pulmonar de pacientes que, muitas vezes, estão convivendo com o uso contínuo de suplementação de oxigênio e limitação aos mínimos esforços. 


Muitos pacientes apresentam
bons resultados conseguindo aumentar sua expectativa de vida em mais de 10 anos. A indicação do transplante pulmonar depende de uma decisão conjunta entre o médico pneumologista, o paciente e sua família.


A depender da doença que acometeu o paciente, existem critérios específicos que devem ser levados em consideração e avaliados caso a caso.


Consulte sempre um médico especializado e confiança!

Para que serve a broncoscopia
Por CDRA 20 de outubro de 2025
Entenda o que é a broncoscopia, como o exame é feito, quando é indicada e por que é essencial para diagnosticar doenças respiratórias com precisão e segurança.
Doença Pulmonar Intersticial Associada à Artrite Reumatoide
Por CDRA 14 de outubro de 2025
Cerca de 10% a 30% das pessoas com artrite reumatoide podem desenvolver algum problema pulmonar, mas apenas 5% a 10% desses casos terão significância clínica.
Sarcoidose
Por CDRA 7 de outubro de 2025
Sabia que existe uma doença que imita a Tuberculose, mas é completamente diferente? Conheça nesse artigo a Sarcoidose e entenda tudo sobre ela.
Asma
Por CDRA 18 de agosto de 2025
Dicas, diagnóstico e tratamento da asma: Controle da inflamação, uso correto de medicações e prevenção de crises, mesmo em clima frio.
Agosto branco
Por CDRA 11 de agosto de 2025
Câncer de pulmão pode ser prevenido. Leia sobre rastreamento, TCBD e sinais de alerta neste guia do Agosto Branco.
vacinação contra pneumococo
Por CDRA 21 de julho de 2025
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves. Entre as vacinas mais importantes, está a vacina contra o pneumococo.
cicatrização fibrose pulmonar
Por CDRA 7 de julho de 2025
A fibrose pulmonar progressiva é uma condição em que o pulmão desenvolve cicatrizes que vão se agravando com o tempo. Essa “rigidez” pulmonar dificulta a respiração.
dia mundial bronquiectasia
Por CDRA 1 de julho de 2025
A bronquiectasia é uma doença pulmonar crônica que pode ter um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas.
Fibrose Pulmonar
Por CDRA 30 de junho de 2025
Com o avanço da tecnologia o diagnóstico de fibrose pulmonar tem sido mais simples, exames como a tomografia de tórax se tornaram mais comuns e precisos…
O impacto do inverno nas infecções respiratórias
Por CDRA 20 de maio de 2025
Entenda como o inverno favorece o aumento das infecções respiratórias e conheça estratégias de prevenção para proteger os grupos mais vulneráveis durante essa estação.
Mais Artigos