O que é o exame de polissonografia?
O exame de polissonografia é popularmente conhecido como exame do sono, visto que ele serve para diagnosticar doenças ou alterações relacionadas ao sono. Ele não tem restrição de idade, podendo ser feito tanto em crianças quanto em adultos.
A seguir, vamos explicar com mais detalhes o que é o exame de polissonografia, como ele é feito e quando é indicado. Confira!
O que é exame de polissonografia?
A polissonografia consiste em um conjunto de avaliações durante o sono, incluindo:
- Eletroencefalograma: registro da atividade cerebral;
- Eletro-oculograma: registro das fases de sono;
- Eletromiograma: registro do movimento dos músculos;
- Eletrocardiograma: registro dos batimentos do coração;
- Fluxo aéreo: análise da respiração nasal e oral;
- Esforço respiratório: análise do tórax e abdômen;
- Movimentos corporais: análise, por exemplo, do movimento dos membros inferiores;
- Gases sanguíneos: análise da saturação de oxigênio e da concentração de dióxido de carbono;
- Sensor de ronco: registro da intensidade do ronco.
Apesar da grande quantidade de análises feitas pelo exame de polissonografia, ele é bem simples, indolor e não invasivo.
O exame é feito por meio de sensores e eletrodos, que são fixados sobre a pele e o couro cabeludo do paciente, além de um clipe no dedo.
Com esses aparelhos, é possível captar diversas informações relevantes sobre o sono do paciente, como as ondas cerebrais, a taxa de oxigênio no sangue, o movimento dos olhos, a frequência cardiorrespiratória, entre outras.
Os dados coletados são registrados e enviados a computadores, que organizam as informações em padrões e fazem a descrição e a análise do sono. Depois, o especialista interpreta os dados, chegando aos resultados sobre o comportamento do paciente durante o sono.
Geralmente, o exame de polissonografia é feito em hospitais, clínicas de neurologia ou clínicas especializadas em sono. Ele é realizado durante uma noite de sono do paciente, terminando na manhã do dia seguinte quando ele acordar.
Não há nenhuma contraindicação para a realização do exame, mas alguns pacientes podem se sentir um pouco desconfortáveis por terem de dormir em um ambiente com o qual não estão acostumados.
Vale mencionar ainda que, em alguns casos, o exame pode ser feito em casa. A polissonografia domiciliar utiliza um equipamento portátil e deve ser feita quando indicada pelo médico.
Para que serve o exame de polissonografia?
A polissonografia é indicada para qualquer pessoa que apresenta sintomas sugestivos de distúrbios relacionados ao sono, tais como:
- Apneia obstrutiva do sono;
- Insônia;
- Sonambulismo;
- Narcolepsia;
- Síndrome das pernas inquietas;
- Problemas respiratórios durante o sono;
- Roncos;
- Sonolência diurna;
- Cansaço excessivo.
O exame serve tanto para diagnosticar doenças do sono quanto para definir ou ajustar o tratamento em casos já diagnosticados.
Vale lembrar que o exame de polissonografia não é indicado se o paciente apresentar alguma alteração em suas condições habituais, como gripe, febre, tosse, resfriado ou outro fator que interfira no sono e, portanto, no resultado do exame.
Como você viu, o exame de polissonografia é simples e muito útil para o diagnóstico e o tratamento de doenças do sono. Se você deseja mais informações sobre o assunto, acesse a nossa Central Educativa!