O que é hipertensão pulmonar e por que acontece?
A hipertensão pulmonar é um quadro clínico em que ocorre a elevação da pressão das artérias dos pulmões. Apesar de ser uma doença incomum, esta condição pode acometer qualquer pessoa, mas é mais prevalente em mulheres adultas.
Além disso, a hipertensão pulmonar pode se desenvolver sem uma causa aparente ou ser causada por outras doenças.
A seguir, vamos explicar com mais detalhes o que é hipertensão pulmonar e porque ela acontece. Continue a leitura!
O que é hipertensão pulmonar?
A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma condição clínica resultante de uma série de fatores que dificultam o fluxo sanguíneo no sistema vascular pulmonar.
Em condições normais, a artéria pulmonar transporta o sangue pobre em oxigênio do lado direito do coração até os pulmões. Ali, ocorre a troca gasosa, ou seja, o gás carbônico é eliminado e substituído pelo oxigênio. O sangue, agora rico em oxigênio, caminha das veias pulmonares até o lado esquerdo do coração e, então, é bombeado para todo o corpo.
No quadro de hipertensão pulmonar, ocorrem alterações nos vasos pulmonares e, com isso, o fluxo sanguíneo nos pulmões é prejudicado. Diante dessa dificuldade em fazer o sangue fluir normalmente, o lado direito do coração é obrigado a bombear o sangue com maior intensidade, elevando a pressão arterial desse órgão.
Com o tempo, esse processo faz com que o lado direito do coração fique sobrecarregado, o que acaba dilatando o órgão e levando à insuficiência cardíaca direita. Isso pode causar vários sintomas como:
- Cansaço com piora progressiva;
- Dificuldade para respirar;
- Falta de ar;
- Tonturas;
- Desmaios;
- Fraqueza;
- Dores no peito.
Em casos mais graves, o paciente pode precisar de internação ou até mesmo de transplante pulmonar.
É importante lembrar que esse aumento de pressão arterial dos pulmões não tem relação com a medida de pressão arterial sistêmica que estamos acostumados a realizar nos membros superiores.
Para medirmos a pressão dos pulmões, são necessários exames específicos, sendo o ecocardiograma o exame mais simples com capacidade de estimar essa medida.
Por que a hipertensão pulmonar acontece?
Existem diversas doenças que podem levar à hipertensão pulmonar. Em algumas situações, pode haver uma predisposição genética, tornando essa doença mais comum em algumas famílias.
De forma geral, independentemente da causa, ocorre uma agressão ao sistema vascular pulmonar e os vasos pulmonares sofrem um fenômeno chamado de remodelamento. O remodelamento consiste num processo de endurecimento e redução do calibre dos vasos pulmonares, dificultando o fluxo sanguíneo e aumentando a resistência à passagem do sangue no órgão.
Quando a hipertensão pulmonar não tem uma causa conhecida, ela é chamada de HAP Idiopática. Quando ela é decorrente de outras condições, é chamada de HAP Associada.
Alguns fatores que podem representar maior risco de ocorrer a hipertensão pulmonar são:
- Doenças como esclerose sistêmica, AIDS, doenças cardíacas congênitas, esquistossomose, anemia falciforme e doença de Gaucher;
- Distúrbios pulmonares, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar, sarcoidose e granulomatose;
- Distúrbios cardíacos, como insuficiência cardíaca esquerda;
- Quadros clínicos que diminuem os níveis de oxigênio no sangue, como apneia do sono;
- Doenças crônicas que levam à formação de coágulos de sangue, como trombose venosa profunda e embolia pulmonar;
- Medicamentos, como o fenfluramina e outros para perda de peso;
- Toxinas, como anfetaminas e cocaína.
Vale ressaltar que muitas condições clínicas podem elevar a pressão arterial pulmonar e não necessariamente significam uma doença grave.
Em outros casos, o quadro pode necessitar de remédios específicos, como anticoagulantes, vasodilatadores e outros. Em casos mais graves, pode ser necessário um transplante de pulmão.
Ao identificar o fator associado à hipertensão pulmonar, o tratamento pode ser mais específico e, assim, mais seguro e eficaz.
Por isso, além de saber o que é hipertensão pulmonar, é sempre importante consultar um médico especialista para que seja feito o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado.
Para mais informações sobre doenças pulmonares e respiratórias, acesse nossa Central Educativa!