O acometimento pulmonar das doenças autoimunes (colagenoses)

Clínica CDRA • 13 de agosto de 2020

As colagenoses – ou doenças reumatológicas – são um grupo de doenças autoimunes caracterizadas por processos inflamatórios e degenerativos que atacam o tecido conjuntivo do corpo. Esse tecido é constituído de fibras, como o colágeno, e, por isso, a colagenose também é chamada de “doença do colágeno”.


E por que as doenças autoimunes acontecem? 


Como o nome sugere, a causa dessas doenças está relacionada com o sistema imunológico, isto é, com a autoimunidade. Em vez de proteger o organismo de agentes externos (como vírus e bactérias), os agentes imunológicos atacam o próprio corpo da pessoa.


É importante destacar que essas doenças podem atingir diversos órgãos e sistemas do organismo, como pele, juntas, vasos sanguíneos, tecidos linfáticos e pulmões. Alguns dos tipos mais comuns de colagenose são o lúpus, a artrite reumatoide e a esclerose sistêmica.


Tendo em vista que a maior parte dessas doenças pode acometer os pulmões, a seguir vamos falar mais especificamente sobre a colagenose pulmonar. 


Continue a leitura e entenda melhor essa doença!

O que é colagenose pulmonar? 

O pulmão é um órgão com grande quantidade de tecido conjuntivo. Por esse motivo, é um local propício para a ocorrência de lesões decorrentes das colagenoses.

Quando o órgão é acometido por uma doença autoimune, várias alterações pulmonares podem ser encontradas, como:
  • Bronquiolite;
  • Fibrose pulmonar;
  • Doença pleural como derrame ou espessamento;
  • Hipertensão pulmonar;
  • Nódulos;
  • Cistos.
Além disso, há uma série de colagenoses que podem estar relacionadas com o acometimento pulmonar, por exemplo:
  • Artrite reumatoide;
  • Espondilite anquilosante;
  • Esclerose sistêmica progressiva;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Doença mista do tecido conjuntivo;
  • Síndrome de Sjögren.
Na maioria dos casos, as doenças autoimunes começam a se manifestar na pele ou nas articulações, e é só em estágios mais avançados que chegam ao pulmão.
Contudo, há casos em que a colagenose pulmonar acontece já no início da doença, sendo o pulmão o primeiro órgão a ser afetado. Nesse caso, é preciso realizar uma profunda investigação dos problemas respiratórios para que se possa diagnosticar a existência de uma colagenose.

Quais são os principais sinais e sintomas?

Os pacientes que têm colagenoses com acometimento pulmonar podem apresentar sintomas dermatológicos e reumatológicos, associados a sinais respiratórios. Nesse caso, os principais sintomas são:

  1. Dor nas articulações;
  2. Variados tipos de lesões de pele;
  3. Dispneia decorrente de esforços;
  4. Tosse seca persistente;
  5. Falta de ar;
  6. Dor ao respirar;
  7. Presença de estertores crepitantes, percebidos na auscultação torácica.

Para diagnosticar a colagenose pulmonar, é necessário fazer uma avaliação detalhada do paciente, considerando os sintomas e realizando exames físicos do pulmão e de outros órgãos, além de testes sanguíneos de autoimunidade.


A boa notícia é que a colagenose pulmonar pode ser tratada. Ele consiste, basicamente, na administração de medicamentos que visam inibir os agentes imunológicos que estão atacando o próprio organismo do paciente.

Para isso, lembre-se de que um acompanhamento médico é fundamental para que o profissional possa monitorar o paciente e prestar auxílio, sempre que necessário.


Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre doenças respiratórias, acesse nossa Central Educativa!

vacinação contra pneumococo
Por CDRA 21 de julho de 2025
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves. Entre as vacinas mais importantes, está a vacina contra o pneumococo.
cicatrização fibrose pulmonar
Por CDRA 7 de julho de 2025
A fibrose pulmonar progressiva é uma condição em que o pulmão desenvolve cicatrizes que vão se agravando com o tempo. Essa “rigidez” pulmonar dificulta a respiração.
dia mundial bronquiectasia
Por CDRA 15 de julho de 2025
A bronquiectasia é uma doença pulmonar crônica que pode ter um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas.
Fibrose Pulmonar
Por CDRA 30 de junho de 2025
Com o avanço da tecnologia o diagnóstico de fibrose pulmonar tem sido mais simples, exames como a tomografia de tórax se tornaram mais comuns e precisos…
O impacto do inverno nas infecções respiratórias
Por CDRA 20 de maio de 2025
Entenda como o inverno favorece o aumento das infecções respiratórias e conheça estratégias de prevenção para proteger os grupos mais vulneráveis durante essa estação.
vacinas contra patógenos respiratórios
Por CDRA 13 de maio de 2025
Saiba tudo sobre as vacinas contra patógenos respiratórios e como elas ajudam a proteger sua saúde contra doenças como influenza, pneumocócicas, covid-19 e outros vírus respiratórios.
Saúde Respiratória em Períodos de Clima Seco
Por CDRA 14 de abril de 2025
Com a chegada das estações mais secas, como o outono e o inverno, confira dicas para Prevenção da Saúde Respiratória em Períodos de Clima Seco!
pneumonia é contagiosa
Por CDRA 7 de abril de 2025
Muitas pessoas se perguntam se a pneumonia é contagiosa, e a resposta depende do tipo e da causa específica da infecção. Confira!
pesquisa científica estudos clínicos
Por CDRA 2 de abril de 2025
A pesquisa científica, especialmente na área médica, é fundamental para o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos que salvam vidas.
Desmistificando a Fibrose Pulmonar
Por CDRA 26 de março de 2025
A fibrose pulmonar é um termo que costuma assustar, e com razão. Muitas pessoas, ao ouvirem essa expressão, imediatamente a associam à fibrose pulmonar idiopática…
Mais Artigos