O acometimento pulmonar das doenças autoimunes (colagenoses)
As colagenoses – ou doenças reumatológicas – são um grupo de doenças autoimunes caracterizadas por processos inflamatórios e degenerativos que atacam o tecido conjuntivo do corpo. Esse tecido é constituído de fibras, como o colágeno, e, por isso, a colagenose também é chamada de “doença do colágeno”.
E por que as doenças autoimunes acontecem?
Como o nome sugere, a causa dessas doenças está relacionada com o sistema imunológico, isto é, com a autoimunidade. Em vez de proteger o organismo de agentes externos (como vírus e bactérias), os agentes imunológicos atacam o próprio corpo da pessoa.
É importante destacar que essas doenças podem atingir diversos órgãos e sistemas do organismo, como pele, juntas, vasos sanguíneos, tecidos linfáticos e pulmões. Alguns dos tipos mais comuns de colagenose são o lúpus, a artrite reumatoide e a esclerose sistêmica.
Tendo em vista que a maior parte dessas doenças pode acometer os pulmões, a seguir vamos falar mais especificamente sobre a colagenose pulmonar.
Continue a leitura e entenda melhor essa doença!
O que é colagenose pulmonar?
- Bronquiolite;
- Fibrose pulmonar;
- Doença pleural como derrame ou espessamento;
- Hipertensão pulmonar;
- Nódulos;
- Cistos.
- Artrite reumatoide;
- Espondilite anquilosante;
- Esclerose sistêmica progressiva;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Doença mista do tecido conjuntivo;
- Síndrome de Sjögren.
Quais são os principais sinais e sintomas?
Os pacientes que têm colagenoses com acometimento pulmonar podem apresentar sintomas dermatológicos e reumatológicos, associados a sinais respiratórios. Nesse caso, os principais sintomas são:
- Dor nas articulações;
- Variados tipos de lesões de pele;
- Dispneia decorrente de esforços;
- Tosse seca persistente;
- Falta de ar;
- Dor ao respirar;
- Presença de estertores crepitantes, percebidos na auscultação torácica.
Para diagnosticar a colagenose pulmonar, é necessário fazer uma avaliação detalhada do paciente, considerando os sintomas e realizando exames físicos do pulmão e de outros órgãos, além de testes sanguíneos de autoimunidade.
A boa notícia é que a colagenose pulmonar pode ser tratada. Ele consiste, basicamente, na administração de medicamentos que visam inibir os agentes imunológicos que estão atacando o próprio organismo do paciente.
Para isso, lembre-se de que um acompanhamento médico é fundamental para que o profissional possa monitorar o paciente e prestar auxílio, sempre que necessário.
Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre doenças respiratórias, acesse nossa Central Educativa!